Blog

Programa gratuito de assistência técnica e gerencial

A empresa Labor Rural Serviços e Empreendimentos, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), iniciou o Projeto Oportunidades, atendendo 28 cidades da Zona da Mata e de Campos das Vertentes.

O projeto irá proporcionar assistência técnica e gerencial a 504 produtores da pecuária leiteira, da fruticultura e da olericultura. O objetivo é fortalecer as atividades agropecuárias desenvolvidas no Estado de Minas Gerais, gerando maior autonomia do produtor nas tomadas de decisões, dentro de sua propriedade.

O plano de trabalho foi dividido em seis etapas. A primeira etapa teve o pontapé inicial dado no mês de maio/2019 com a mobilização e sensibilização dos produtores, mostrando a importância de gerenciar melhor e de forma mais eficiente a propriedade, tratando-a como uma empresa rural.

 

 

 

 

Após o fim das mobilizações, iniciamos a etapa 2, diagnóstico das propriedades. Cinco consultores da Labor Rural estão no campo desde o início do mês de junho, conhecendo os pontos fortes e os pontos a serem melhorados em cada uma das propriedades assistidas.

 

 

 

 

Ao término da etapa de diagnóstico, iniciaremos a fase de planejamento da atividade. Esta fase tem como objetivo elaborar um plano de oportunidades, com melhorias na propriedade, com base no diagnóstico realizado na etapa anterior. Com o planejamento da propriedade em mãos, será iniciada a etapa de assistência técnica que terá foco na implementação de processos de gestão, desenvolvimento dos sistemas de produção, avaliação dos canais de comercialização da produção e outras demandas da propriedade.

Durante o período de assistência técnica, ocorrerão, também, as etapas de capacitação e os seminários. A capacitação consiste em realizar quatro oficinas de campo, com os temas mais relevantes para as diferentes cidades atendidas pelo Projeto. Já os seminários consistem em ações coletivas, onde serão apresentados os resultados obtidos e os casos de sucesso do Projeto Oportunidades.

Podem participar do Projeto: fruticultores, olericultores e pecuaristas leiteiros das 28 cidades contempladas. O Projeto é gratuito: todas as despesas serão arcadas pela SEAPA e pelo MAPA, com duração de 24 meses.