Blog

Case de sucesso: utilizando PIS e COFINS para laticínios

A Labor Rural elabora projetos para habilitação de laticínios junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isso permite o aproveitamento dos créditos gerados referentes às tarifas do PIS e COFINS para laticínios, o que é ótimo para os produtores.

 

Oferecemos toda a nossa expertise através de um portfólio diversificado. Os nossos serviços garantem estratégias inteligentes para promover o crescimento dos produtores.

 

Nossa equipe é capacitada para desenvolver assistência técnica e gerencial aos produtores por meio de atendimentos in loco.

 

Nosso envolvimento está presente na elaboração e execução de serviços, tais como:

 

  • Dias de campo;
  • Capacitação de produtores;
  • Informativos técnicos;
  • Programas de melhoria da qualidade do leite;
  • Palestras abordando temas técnico-gerenciais;
  • Central de dados, que permite a análise e a discussão de indicadores técnicos e econômicos “benchmarks” para que os produtores se tornem mais eficientes, entre outros.

Todos os projetos são personalizados e elaborados conforme a demanda de cada cliente, e proporcionam benefícios, como:

 

  • Aumento da escala de produção de forma sustentável nas propriedades;
  • Projeções do volume captado pelos fornecedores assistidos;
  • Produção de leite com melhor qualidade;
  • Aprimoramento de deficiências identificadas no processo produtivo da fazenda;
  • Desenvolvimento gerencial dos produtores;
  • Geração de indicadores técnicos e econômicos, que permitem identificar pontos de melhoria para o empresário rural se manter na atividade com sustentabilidade econômica.

Quem pode receber o crédito tributário?

Para conseguir utilizar os créditos do PIS e COFINS para laticínios, as empresas precisam estar no regime de tributação pelo lucro real. Ainda de acordo com a legislação, pode-se buscar os créditos dos últimos cinco anos (período da prescrição imposta pelo Código Tributário Nacional).

 

O setor de Laticínios tem direito a dois tipos específicos de créditos, denominados de Ordinários e Presumidos, sendo que esse último é o foco do nosso trabalho.

Crédito Presumido (Programa Mais Leite Saudável)

Em 30 setembro de 2015, por meio do Decreto n° 8.533, foi regulamentado o Programa Mais Leite Saudável. O laticínio poderá compensar créditos presumidos em relação à aquisição de leite in natura, apurados mediante aplicação das alíquotas do PIS/COFINS de acordo com a legislação.

Case de sucesso: utilizando PIS e COFINS para laticínios

Uma região assombrada pela seca. Por três anos consecutivos foi este o cenário encontrado na região Nordeste de Minas Gerais, onde o acumulado de chuva não chegou sequer a 30% da média histórica regional, o que trouxe grande prejuízo na produção de forrageiras para a pecuária leiteira.

 

Com o intuito de sobressair a estas adversidades, a Labor Rural trabalhou junto aos produtores de duas influentes cooperativas locais a importância de realizar o planejamento de volumosos e as boas práticas na produção de forrageiras.

 

Esse trabalho foi realizado selecionando fazendas denominadas de sistemas modelo, em que foram implantadas as práticas adequadas de preparo de solo, plantio, tratos culturais, colheita e ensilagem.

 

Os cooperados atendidos puderam verificar a viabilidade de se investir em forrageiras de maior produtividade e analisar a melhor relação benefício-custo para cada modelo. Além disso, puderam discutir, por meio de atendimento individual, as melhores estratégias para alcançar a eficiência técnica e econômica.

 

Como esse trabalho, os produtores conseguiram definir as melhores culturas para serem utilizadas em sua propriedade. Após, fizeram investimentos conscientes e no momento correto, o que permitiu uma produção de volumoso em quantidade e qualidade superior ao ofertado para o rebanho anteriormente aos trabalhos. Como resultado, ampliaram a produção leiteira da propriedade (litros/dia), que, em média, aumentou 28% em relação ao início do projeto. Esse feito amenizou a grande dependência de chuvas, reduzindo o risco da atividade leiteira e proporcionando um maior volume de leite captado pelas cooperativas parceiras.

 

Se você busca por soluções para o seu negócio e deseja compensar o crédito do PIS e COFINS do seu Laticínio, não perca tempo! Entre em contato com um de nossos profissionaisVamos ajudá-lo a montar o melhor plano estratégico para o seu negócio também se tornar um case de sucesso.