Blog

Programa de certificação em boas práticas agropecuárias

A Labor Rural em parceria com o Sebrae/MG e o laticínios Porto Alegre, realizou o projeto piloto de certificação em boas práticas agropecuárias em 15 propriedades fornecedoras, tendo início no mês de outubro de 2019 e encerramento em dezembro de 2019. O intuito do projeto foi adequar as fazendas participantes aos parâmetros exigidos pela nova instrução normativa Nº 77, além de agregar valor à matéria-prima das propriedades aprovadas, garantir maior segurança ao alimento produzido e promover a preservação do meio ambiente.

 

Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas visitas de orientação técnica por uma especialista da Labor Rural, focadas em recomendações para o atendimento dos 5 pilares do projeto em boas práticas agropecuárias: saúde animal, bem-estar animal, qualidade do leite, meio ambiente e gestão socioeconômica.

 

As recomendações técnicas foram baseadas em um diagnóstico que já havia sido previamente executado e disponibilizado pelo laticínios Porto Alegre e nos principais erros observados pela técnica ao visitar as fazendas. No mês de dezembro, foi realizada a etapa de auditoria das fazendas participantes, ficando a cargo de outros dois consultores da Labor Rural a certificação das propriedades que atendiam todos os parâmetros estabelecidos pelo programa piloto em boas práticas agropecuárias.

 

No dia 12 de dezembro, foi realizado no município de Ponte Nova a reunião final de encerramento do projeto, havendo uma palestra com o tema “Reduzindo velhos hábitos e fortalecendo novas tendências – boas práticas agropecuárias” ministrada pela equipe da Labor Rural e ao final a entrega dos certificados aos proprietários e aos funcionários das fazendas aprovadas no programa.

 

Os resultados superaram as expectativas e deixaram as fazendas participantes certificadas em Boas Práticas Agropecuárias, atestando que estes empreendimentos produzem um leite de qualidade e que atende aos pilares sustentáveis.