Blog

Labor Rural promove entrega do diagnóstico de qualidade do leite em Governador Valadares

No dia 25 de fevereiro de 2019, a Labor Rural esteve presente em Governador Valadares para realizar a entrega do diagnóstico de qualidade do leite dos produtores da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce.

 

Considerando o atual cenário regional e nacional, em que a qualidade do leite possui ainda grande deficiência nas propriedades leiteiras, a Cooperativa tomou iniciativa e deu o primeiro passo na busca por resultados de excelência: a realização de um diagnóstico com foco na temática para identificação dos principais desafios e oportunidades que os produtores da região têm enfrentado.

 

Foi entregue a cada produtor visitado um relatório individual com todos os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na propriedade, sendo contempladas no final do relatório sugestões de ações corretivas e preventivas a serem implementadas para que os resultados em Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) apresentem melhoria. Além disso, foi realizada uma apresentação com todos os envolvidos, produtores e responsáveis da Cooperativa, para demonstrar quais foram os pontos de maior impacto e em comum em todas as propriedades visitadas.

 

Identificaram-se oportunidades em vários itens avaliados como: funcionamento e limpeza dos equipamentos de ordenha, diagnóstico de mastite clínica, tratamento de mastite clínica, terapia de vaca seca e treinamentos com a mão de obra.

 

Os próximos passos que serão realizados pela Cooperativa iniciarão em breve, tendo parceria da Labor Rural, da Prefeitura de Governador Valadares e do Sebrae MG em sua execução, em que o foco será em assistência técnica continuada concentrando-se na qualidade do leite para desenvolver os produtores e minimizar a carência de informações e resultados sobre o tema.

 

assinatura-Breno-Pires

 

 

Breno Pires Moreira é autor do texto
e atua como Consultor Técnico da Labor Rural